Há quem espere o ano todo pelo verão para fazer aquelas atividades que são ainda melhores com o fato de banho vestido, que requerem pouca tralha a acompanhar e que sabem a férias!

Temos a sorte de viver num país que proporciona momentos de diversão tanto para os amantes do mar, como para os que gostam de desporto no rio; que agrada tanto a quem gosta de sentir o pé na areia, como aos aventureiros que sobem a montanha para ver o nascer do sol.

Seja qual for a tua preferida, há experiências que devem constar na bucket list de qualquer pessoa e este é o verão para começares a riscar algumas, que podes viver bem pertinho de casa.

Neste artigo damos-te a conhecer algumas das atividades mais requisitadas no verão e, melhor ainda, dizemos-te onde podes marcar. Quem é amigo, quem é?

 

Hiking e Trekking

hiking e trekking

Sabes o que são e o que querem dizer? Basicamente ambas se referem a caminhadas pela natureza, normalmente em montanha. Por definição, hiking é uma caminhada mais fácil, em caminhos curtos e sem grandes obstáculos, enquanto trekking já é nível 2. É aconselhado para montanhistas mais experientes porque pode implicar subidas mais difíceis em percursos de longa duração, que podem até exigir que os praticantes pernoitem / acampem em locais de paragem para descanso.

Em Portugal, as regiões montanhosas do norte são ideais para os amantes destas modalidades e a Outstanding Portugal conta com parceiros que proporcionam experiências incríveis através destas e outras atividades semelhantes. É o caso da Stay Sistelo em Arcos de Valdevez ou da Equidesafios, no Gerês.

E porque é que estas atividades sabem ainda melhor no verão? Porque é totalmente legítimo (e aconselhável) parar para dar um mergulho nas lagoas e cascatas idílicas que se encontram no caminho!

Passeios de Barco

passeios de barco

Um passeio de barco sabe bem em qualquer altura do ano, verdade seja dita! A experiência de navegar em alto mar, ter a sorte de ver golfinhos selvagens, entrar em grutas escondidas nas falésias ou encontrar praias desertas é daquelas coisas que devemos fazer, pelo menos, uma vez na vida.

No entanto, conseguir fazer isto e ainda parar onde apetecer para dar um mergulho sem pé, fazer snorkeling e ver algumas espécies marinhas que só se veem quando estamos mais afastados da costa é absolutamente impagável! Já experimentaste? Se ainda não, podes fazê-lo na Arrábida com o nosso parceiro Arrábida Sea Ventures, especialista em encontrar golfinhos, levar-te a praias desertas e entrar em grutas incríveis.

Se estás (ou preferes fazê-lo) mais para sul, reserva com o Lagos Boat Tours que permite desfrutar ao vivo e a cores das maravilhas da costa da Ponta da Piedade, em Lagos, zona conhecida pelas suas formações rochosas espetaculares!

Mais a norte, mais concretamente no Porto, podes fazer um passeio no incrível veleiro do Dourocaptain que tem alojamento dentro do barco, o que quer dizer que podes passear e dormir no barco. Passear e dormir em pleno Douro, consegues imaginar?

No entanto, se tens (ou conheces alguém com) carta de marinheiro e preferes tu alugar o teu barco e passear por onde te apetecer, entra em contacto com o João da Sailside, conhecida como a Airbnb dos barcos, para reservar o teu de norte a sul do país.

Visitar Minas

Galeria Mineira de Arte

Sim, não é uma escolha tão óbvia, mas é uma daquelas experiências igualmente impactantes, diferente e que te vai ficar gravada na memória pelos melhores motivos.

É um tipo de atividade que é agradável em qualquer altura do ano, mas no verão é especialmente agradável oferecendo um ambiente sempre fresco, por isso aproveita agora para o fazer!

Podes optar por uma visita mais ou menos radical. Há quem seja amante de espeleologia – para entrares nas minas tens que o fazer com cordas ou outros elementos de auxílio como se estivesses a fazer rappel. E há quem prefira as visitas mais convencionais que permitem conhecer de forma mais pedagógica as incríveis minas que temos em Portugal. 

O nosso parceiro Minas da Recheira proporciona uma experiência única, diferenciadora e inovadora no país, em termos de turismo mineiro, ambiental, rural, lúdico, didático e científico. Permite apreciar  as vistas panorâmicas e magníficas do Vale e Rio Zêzere e da Serra da Estrela numa viagem cultural e histórica a 3 galerias mineiras. Podes inclusive alugar uma sala mineira para realizar um evento!

 

 

Se não sabes qual escolher ou por onde começar, deixa-te surpreender e pede-nos uma Escapadinha Surpresa! Fazemos sempre questão de proporcionar experiências únicas a quem nos procura que passam, muitas vezes, pela vivência destas e outras atividades. 

Se tens um negócio de atividades (outdoor ou não), inscreve-te aqui para fazeres parte desta comunidade Outstanding de parceiros!