Haverá melhor altura para viajar do que na primavera? O tempo está ameno, as flores estão no pico da sua beleza, em todo o lado as paisagens são incríveis.
A escolha de locais deslumbrantes em Portugal é tanta que decidimos simplificar.

Descobre as nossas sugestões das 3 cidades a visitar na primavera:

 

1. Santarém

 

Esta região é rica em história e foi habitada por Fenícios, Gregos e Cartagineses, os primeiros vestígios documentados da ocupação humana remontam ao século VIII a.C.

 

Casa-Museu da Fundação Passos Canavarro

 

Por esta casa já passaram figuras ilustres da História portuguesa. Começando por D. Afonso Henriques, que viveu aqui na época em que conquistou Santarém aos mouros; adquirida por Passos Manuel; passando por Almeida Garrett, que lhe deu destaque no seu livro “Viagens na Minha Terra”.

Atualmente, é gerida por Pedro Canavarro, trineto de Passos Manuel, fundador e diretor da Casa Passos – Canavarro.

Na coleção presente na casa-museu, podes encontrar pinturas, mobiliário, porcelanas de várias épocas, incluindo arte oriental. Possui ainda doações da pintora francesa Mimi Fogt e xilogravuras de Pedro de Sousa.

 

Casa Passos-Canavarro

 

Mercado Municipal

 

Sabias que este mercado municipal tem quase 100 anos? Foi construído em 1930, pelo Arquiteto Cassiano Branco. Este local apresenta uma beleza incontornável, não só devido ao seu estilo arquitetónico, mas também fruto do conjunto de 55 painéis de azulejos figurativos e oito decorativos provenientes da Fábrica de Sacavém.

É também um ótimo local para ficar a conhecer os produtos típicos da região, como os saborosos pampilhos, doce tradicional de Santarém, com recheio de doce de ovos e canela. Vai ser uma das razões para querer voltar!

Mercado Municipal Santarém

 

Passeio de Balão de Ar Quente

 

Esta região é ainda o local ideal para fazer um passeio de balão com o nosso parceiro Fábrica da Alegria, usufruindo de uma experiência inesquecível e a possibilidade de contemplar a incrível paisagem sobre Santarém. É uma daquelas atividades que se tem de fazer com as crianças pelo menos uma vez na vida, por isso não percas esta oportunidade única!

Passeio de Balão de Ar Quente

 

2. Setúbal

 

Esta região é conhecida pelo famoso choco frito e incríveis praias, mas tem muito mais! Desde o Centro Histórico até à periferia, há muito para descobrir. Foi também berço de importantes figuras da cultura portuguesa, como Bocage e Luísa Todi.

 

Observação de Golfinhos

 

Haverá programa melhor do que ver golfinhos a nadar livremente no estuário do Sado? Com o nosso parceiro Dolphin Bay, parte à aventura do Catamaran “Baía dos Golfinhos”, desenvolvido para ser um barco mais ecológico e sustentável, reduzindo o impacto no ecossistema, sem deixar de ser confortável e seguro para todos!

Podes ainda usufruir de passeios mais longos, de 7h na baía, ou de um passeio mais curto ao final do dia, observando o pôr do sol na Serra da Arrábida.

Observação de Golfinhos

 

Fortaleza de S. Filipe

 

Conhecida também por Castelo de São Filipe, este é o local de eleição para quem procura uma vista inigualável sobre a cidade e baía de Setúbal.

Repleta de história, a Fortaleza foi construída por volta de 1582, aquando da visita de D.Filipe II. Destaca-se como um importante marco defensivo e de controlo da cidade, nomeadamente na linha de defesa da costa portuguesa atormentada por piratas do norte da Europa e de África.

Fortaleza de S. Filipe

 

Aventura

 

Se procuras aventura, Setúbal é o sítio certo. Com o nosso parceiro Vertente Natural, vais desfrutar de um dia repleto de diversão, adrenalina e ter ainda a oportunidade de explorar os locais mais escondidos e de uma beleza incontornável da Serra da Arrábida.

O leque de opções é variado, desde Snorkeling, Rappel, Rally Paper, Passeios de Kayak, Mergulho, Escalada, Coasteering, BTT e muitos outros. Já tens a mochila às costas?

Serra Arrábida

 

3. Guarda

 

Eleito o Melhor Destino Europeu 2021, pela European Best Destinations, já podes perceber que vale a pena visitar este município!

Com mais de 800 anos de história, a cidade mais alta de Portugal oferece um património cultural de valor incalculável.

 

Sé Catedral da Guarda

 

Construída ao longo de 150 anos, este ícone da Guarda espelha diferentes movimentos na sua arquitetura, do renascentista ao manuelino. Foram precisos 3 edifícios até chegar à edificação que atualmente conhecemos.

Imponente e de uma beleza imensa, no interior e exterior, é considerada um dos monumentos mais importantes de toda a história da arquitetura portuguesa.

No seu interior destaca-se o retábulo, estrutura que fica acima do altar, esculpido em pedra de ançã, atribuído à escola de João de Ruão. Aqui encontram-se representadas 100 figuras esculpidas, que representam os episódios da Vida de Cristo. 

 

Sé Catedral da Guarda

 

Rede de Percursos Pedestres

 

Não há melhor forma de ficar a conhecer todos os recantos de uma cidade do que ao passear a pé, ou de bicicleta e sentir-se envolvido na beleza das paisagens circundantes.

O Município da Guarda dá a conhecer uma Rede de Percursos Pedestres com 113 quilómetros, ao longo de 9 itinerários, nos quais poderás descobrir a fauna e flora típica da região, os seus rios, serras e aldeias cheias de tradição.

Rede Percursos Pedestres

 

Torre de Menagem

 

A 1056 metros de altitude, é sem dúvida o melhor local para desfrutar de uma vista sem igual sobre a cidade de Guarda. Esta torre, também conhecida como Castelo da Guarda, marca a passagem dos reis na cidade, bem como da defesa do reino contra Castela.

Obra de D. Sancho I, impõe-se como o maior símbolo de toda a estrutura defensiva do concelho.

Quando visitares esta cidade, fica no alojamento do nosso parceiro Hotel da Vila e usufrui de uma estadia de sonho.

 

 

Torre de Menagem Guarda

 

Com vontade de visitar estes locais e aproveitar a primavera? Marca uma escapadinha surpresa e quem sabe se as tuas próximas férias não serão numa destas cidades incríveis!