Todos sabemos que o nosso país tem uma maravilha em cada canto, mas será que sabemos onde ficam exatamente essas maravilhas?

Se és apaixonado por passadiços, de norte a sul de Portugal, de maior ou menor dificuldade, estes caminhos existem para todos os tipos de aventureiros. Haverá melhor forma de contemplar a natureza?

Conhece 5 passadiços imperdíveis em Portugal:

 

1. Passadiços do Paiva

 

Localizados em Arouca, são dos passadiços mais famosos do nosso país e não é por acaso.

Foram os primeiros construídos em Portugal, idealizados para facilitar o acesso dos visitantes a uma das zonas mais bonitas do país.

Ao longo de quase 9 km, vais poder desfrutar de uma paisagem inigualável, passando por descidas de águas bravas, cascatas de cortar a respiração, formações rochosas únicas e vida selvagem típica daquela região.

Os pontos mais conhecidos deste passeio são a Garganta do Paiva, a Praia Fluvial do Vau, a Gola do Salto, a Cascata das Aguieiras e a Falha de Espiunca.

Além da caminhada, podes também desafiar-te e fazer rafting, caiaque ou canyoning no Arouca Geopark.

 

2. Passadiços do Sistelo

 

Já ouviste falar no “Tibete Português”? Apelidado desta forma devido aos socalcos da paisagem, fica bem mais perto que o Tibete, em Arcos de Valdevez.

Os Passadiços do Sistelo têm apenas 2 km, mas podes optar por prolongar a tua caminhada, pois estes estão inseridos na Ecovia do Vez, que tem uma extensão até 32 km.

Entre os tesouros escondidos nesta região, vais encontrar no teu passeio cascatas, pontes medievais, ermidas, capelas e espigueiros cheios de história.

Aproveita e visita o nosso parceiro Stay Sistelo. Para além de alojamento local na incrível na aldeia que lhe dá o nome, proporciona também animação turística e atividades radicais como hiking, trekking e river trekking.

 

3. Passadiços da Ribeira das Quelhas

 

Talvez reconheças o concelho de Castanheira de Pêra pela Praia das Rocas, uma “ilha” de piscinas com ondas bem no coração da cidade. Mas já conheces os Passadiços da Ribeira das Quelhas?

Com cerca de 1 km de extensão, vais encontrar, por entre quelhas rochosas e penhascos de xisto e granito, maravilhosas cascatas e lagoas, vida selvagem e claro, uma paisagem de tirar o fôlego.

Para tornar o teu dia na Serra da Lousã ainda mais completo, visita o nosso parceiro Cerdeira – Home for Creativity e usufrui das suas atividades, desde workshops de artes e ofícios de 1 ou 2 dias, a percursos pedestres, e claro, a certeza de um alojamento do qual não vais querer sair.

 

4. Passadiços das Fragas de São Simão

 

Inaugurados em 2020, os Passadiços das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, já estão no top 3 dos passadiços mais bonitos do nosso país.

Com cerca de 2 km, fazem a ligação entre o Miradouro das Fragas de São Simão e a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão.

Além da beleza única desta aldeia de xisto, da agradável caminhada ao longo da Ribeira de Alge, podes refrescar-te na incrível Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

Se és aventureiro, podes também optar pelo trilho de 5 km do percurso pedestre circular PR1 FVN – Caminho do Xisto de Casal de São Simão. Neste trilho vais ainda encontrar as povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda.

 

5. Passadiços do Alvor

 

Sabes qual o maior passadiço do Algarve? Os Passadiços do Alvor, em Portimão!

Se preferes uma caminhada ao longo da praia, esta é a escolha ideal.

Durante 6 km, entre a Praia dos Três Irmãos e a Ria de Alvor, vais poder desfrutar da brisa do mar, da beleza ímpar das águas desta zona. O melhor? Quando o calor apertar podes dar um mergulho e retomar o passeio.

Aproveita o resto do dia e aventura-te num magnífico passeio de barco pela costa algarvia com o nosso parceiro Thalassa Yachts.

 

Com vontade de visitar estes locais? Marca uma escapadinha surpresa e quem sabe se as tuas próximas férias não serão num destes paraísos!